Nos últimos anos os consumidores tem ganhado cada vez mais voz, muito disso devido às redes sociais e ferramentas online, com o invento da internet, os consumidores têm a liberdade de expressar a sua opinião sobre bens e serviços, e essa opinião pode alcançar milhares ou até milhões de usuários na rede.
Pesquisas realizadas pela Pew Research Center levantou que 82% dos usuários buscam avaliações de um negócio antes de fechar a compra, e a tendência é que esse dado aumente nos próximos anos. Por isso ferramentas que facilitem essa experiência para o consumidor são tão importantes.
Reprodução: sambayexpress.com.br
O Reclame Aqui surge em 2001, quando seu CEO Muricio Vargas teve uma experiência ruim com uma determinada companhia aérea, como ele não conseguiu resolver o problema que teve, entendeu que seria mais fácil se os consumidores tivessem um espaço para expressar suas experiências, sejam elas positivas ou negativas, com bens e serviços que estivessem adquirindo.
Como o Reclame Aqui Funciona?
O cadastro de uma empresa pode ser feita por ela mesmo, ou por um usuário na hora de relatar a sua experiência, depois que o caastro é aprovado o perfil daquela empresa se torna público, qualquer usuário pode compartilhar o seu caso e consultar outras reclamações, dessa forma uma classificação é feita, na qual o próprio site do Reclame Aqui avisa se aquela empresa é recomendada ou não para os consumidores.
Reprodução: Procede Defesa do Consumidor
A empresa também pode responder e tentar solucionar as reclamações de seus consumidores através do Reclame Aqui e essas respostas contam para a reputação da empresa.
Esses são os critérios utilizados para formular a reputação de uma empresa na plataforma:
Índice de Resposta – Peso 2
Média das Avaliações (Nota do Consumidor) – Peso 3
Índice de Solução – Peso 3
Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) – Peso 2
E essas são as notas obtidas:
Entre 8 e 10 – Ótimo
Entre 7,9 e 7 – Bom
Entre 6,9 e 6 – Regular
Entre 5,9 e 5 – Ruim
Abaixo de 5 – Não recomendada
Nós da Procede queremos saber de vocês, já conheciam o Reclame Aqui?
Comments